Plataforma de acordo online serve apenas para casos onde desejo evitar processo?

Não!

Há plataformas de acordos em que o principal objetivo é evitar que as partes cheguem a propor um processo contra a outra parte, e não busquem seu direito no Poder Judiciário. O melhor exemplo disso é a plataforma pública Consumidor.Gov, criada pelo Ministério de Justiça. Essa tem se revelado um importante canal para diminuir o número de processos judiciais e diminuir a “litigiosidade” entre as partes nos casos de relação de consumo.

Mas também muitas plataformas de acordo online, especialmente no âmbito privado, buscam em sua grande maioria a resolução de disputas em processos já judicializados. O Acordo Fechado nos últimos anos teve 116.354 mil processos judiciais tratados. Esse número impressiona, pois, em alguns países, certamente esse é o número de processos ativos em um Tribunal inteiro! O tempo médio de resolutividade de um processo é de cerca de 10 dias, ou seja, se as parte não chegarem ao consenso após o 10º dia o processo segue seu regular trâmite. Certamente muito mais eficiente do que aguardar alguns meses ou até mesmos anos para um audiência de conciliação.

Tanto as plataformas que tem como propósito evitar o ajuizamento de processos judiciais, como aquelas que resolvem disputas em processos já judicializados, vieram pra agregar um altíssimo valor para toda a sociedade. O último relatório do Justiça em Números de 2018, demonstra que ainda temos mais de 80 milhões de processos aguardando uma solução em definitivo e a taxa de crescimento médio de estoque anual cresce 4% ao ano, ressaltando que o acumulado desde 2009 foi de 31,9%, ou seja, um acréscimo de 19,4 milhões de processos.

Em recente estudo divulgado pela ABJ (Associação Brasileira de Jurimetria) o uso das plataformas de acordo mostrou-se a melhor alternativa para dar mais agilidade nas resoluções dessas disputas e em muitos casos até mesmo evitá-las.

Conheça o Acordo Fechado e tenha tecnologia como sua aliada para alcance dos seus resultados!

“Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada” Rui Barbosa

 

Rafael Dias de Carvalho da Silva
Sócio Fundador do Acordo Fechado