5 problemas gerados pela demora na entrega do resultado

Devido à morosidade judicial, muitos processos demoram bastante para serem concluídos. E esse não é um problema que afeta somente os profissionais de Direito. Uma das maiores dificuldades da demora na entrega do resultado é a insatisfação do cliente, que gera outras consequências negativas para o negócio.

Os clientes de escritório de advocacia e departamento jurídicos se sentem lesionados devido à espera e ao prolongamento da ação. Os advogados passam a se sentir pressionados, e o ambiente de trabalho piora. Com tantas demandas, é fácil perceber que isso prejudicará o fluxo de trabalho, a produtividade e, consequentemente, o crescimento do escritório.

Apontamos 5 problemas gerados pela demora na entrega do resultado. Acompanhe!

Falta de credibilidade

Imagine que você é advogado de uma grande empresa. Seu cliente é, portanto, o próprio negócio. A demanda de seu departamento jurídico é enorme. Mesmo assim, as equipes trabalham intensamente para atender à alta requisição dos sócios. Ainda que isso aconteça, é muito comum ocorrer demora na entrega do resultado. E esse fato nem sempre é compreendido pela alta cúpula da empresa.

O mesmo ocorre em escritórios de advocacia, cujos clientes reclamam que seus processos já estão há meses ou anos na Justiça. Na prática, eles não querem saber o real motivo da demora na entrega do resultado. Afinal, não sabem exatamente sobre a morosidade da Justiça, e atribuem a lentidão aos profissionais do escritório.

As duas situações geram a mesma consequência: falta de credibilidade. Os clientes passam a duvidar da capacidade dos advogados em resolverem seus problemas e conflitos. Ainda que a responsabilidade não possa ser atribuída diretamente ao departamento ou escritório, os clientes acreditarão que existem profissionais melhores que solucionariam o caso mais rapidamente.

Cobrança insistente do cliente

Esse mesmo cenário retratado acima abre espaço para uma situação desconfortável para os advogados: a cobrança insistente do cliente. É muito comum nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que os clientes entrem em contato com os profissionais para saber o andamento de seus processos. Um bom gestor sabe que essa é uma angústia natural, que deve ser tratada com atenção. É uma premissa básica do relacionamento com o cliente.

Entretanto, quando há demora na entrega do resultado, essas ligações passam a ser mais frequentes, e o tom da conversa muda. Em grandes empresas, os diretores e sócios passam a cobrar resultados mais efetivos com muita frequência de seus departamentos jurídicos, porque querem uma solução mais rápida da questão. Nos escritórios, os clientes que entram em contato semanalmente podem gerar outros transtornos com a cobrança insistente.

Em qualquer caso, essa medida afeta o ambiente de trabalho e a produtividade da equipe.

Ambiente de trabalho estressante

A demora na entrega do resultado é uma situação que desencadeia diversas reações negativas, como você pode perceber. Se o cliente passa a desconfiar da capacidade de seu advogado, passa a realizar uma cobrança insistente acerca de seu processo. Já pensou receber uma ligação semanal de cada cliente de seu escritório? Quanto tempo você passará no telefone para explicar a ele que a morosidade não é sua responsabilidade? Ele compreenderá a questão? É provável que não, porque é movido a resultado.

Em decorrência dessa rotina, é certo que os advogados do escritório ou do departamento jurídico ficarão estressados. E isso é o primeiro passo para um clima ruim no ambiente de trabalho. Os sócios da empresa ou do escritório passarão a cobrar mais de seus profissionais, mesmo tendo ciência da responsabilidade de cada um. E nos locais onde os chefes são mais autoritários, com poucas habilidades de liderança, o efeito negativo será ainda maior.

E qual a consequência de um ambiente de trabalho estressante? Baixa produtividade da equipe.

Baixa produtividade da equipe

Dentro da organização da sua rotina, você separa diariamente 30 minutos para atender às solicitações de seus clientes. Em situações normais, é o tempo necessário para que todos fiquem satisfeitos com seu atendimento. Mas basta que ocorra demora na entrega do resultado para esse tempo se tornar muito maior. Um grande cliente pode tomar todos os seus minutos, e ainda faltam 3 no dia. A consequência disso é a baixa produtividade.

Quando isso ocorre com frequência no escritório de advocacia ou no departamento jurídico, as equipes não conseguem dar continuidade a seus trabalhos. Mesmo com o auxílio da tecnologia para realizar tarefas burocráticas, existem funções que só o advogado fará. Analisar um relatório gerencial, revisar uma petição e adequá-la ao caso concreto ou ir á uma audiência são funções que podem ser interrompidas com um cliente que reclama da demora na entrega do resultado. E fato é que um cliente insatisfeito muda seu prestador de serviços.

Perda de clientes

Por mais que um advogado se empenhe em justificar a demora na entrega do resultado, como apontamos, o cliente pode não compreender a situação. Ele continuará achando que existe um outro profissional mais competente que resolverá seu processo com mais rapidez. Ou que o atendimento prestado pelo seu escritório de advocacia não é suficiente para atender às suas expectativas.

Diante desse cenário, a demora na entrega do resultado pode provocar a perda de atuais clientes, assim como a prospecção de novos. Afinal, sabe-se que, na advocacia, as indicações de pessoas que já conhecem seu trabalho é uma das principais formas de ampliar a cartela. Do mesmo modo, se uma pessoa julga que o serviço que você presta não é adequado a ela, certamente adotará a postura contrária, de contra indicar seu escritório para atender a qualquer um.

A demora na entrega do resultado provoca um efeito cascata em qualquer departamento jurídico ou escritório de advocacia. Começando pela falta de credibilidade e pela cobrança insistente dos clientes, as equipes jurídicas passam a trabalhar em um ambiente estressante e de baixa produtividade. O resultado é a prestação de serviços menos qualificada e a perda de clientes.

Para tratar esse grande problema que é a demora na entrega do resultado, você pode adotar soluções para resolver seus processos parados. Uma delas é o uso de uma plataforma de acordos, que propõe resoluções para os problemas das partes de forma rápida. Quer saber como a Acordo Fechado funciona? Veja: